terça-feira, 15 de abril de 2008

Todo dia é dia de Índio

Começamos na semana passada a pesquisar sobre os indígenas e descobrimos coisas muito legais. Fizemos também muitos desenhos.

  • Descobrimos muitos vídeos no YouTube e escolhemos este para vocês. É a apresentação de um coral de meninos de uma reserva indígena no Rio Grande do Sul, num lugar chamado Lomba do Pinheiro. Assista e comente se gostou, lá embaixo no link "comentários".


Agora, com as fotos que selecionamos, montamos quebra-cabeças.
Clique na foto para jogar:



MeninosMeninos

4 comentários:

Thaiza Montine Gomes dos Santos Cruz disse...

Oi oi oiss!!
Havia deixado um "selo da amizade" a vocês no meu blog dias atrás, mas acho que vocês ainda não tinham visto!
Dá uma passadinha por lá depois, tá?!
Beijinhos e uma doce e suave noite!
p.s.:finalzinho de feriado com noite de chuvinha gostosa é 'tudibaum'!!
^^!

Anônimo disse...

Aldeamento em Niterói recebe visita de escolas

Por favor repasse a informação para professores e escolas ,agora com a Lei 11.465/08 é muito importante as escolas de Niterói, aproveitarem esse aldeamento na cidade.

''O local é ameaçado pela especulação imobiliária.
A construção de casas e prédios foi embargada pela Justiça Federal, por ser uma área protegida por lei federal. Existe uma grande preocupação com a questão ambiental, e com os sítios arqueológicos ,onde são encontrados os registros das populações pré-históricas do Brasil.O sambaqui de Camboinhas(Niterói-RJ) é considerado o mais antigo do Brasil, com cerca de 8 mil anos. A criação da aldeia Tekoá Itarypú ,tem como objetivo a preservação do local, aumentando a qualidade de vida no entorno da lagoa, alem de melhorar as condições do meio ambiente e com a criação da escola , onde sera realizado o ensino de Guarani/Português , a indígenas e não indígenas,o espaço também sera destinado ao ensino da cultura indígena,previsto na Lei 11.465/08 que torna obrigatória, nas escolas, as aulas de história e cultura do povo indígena. ''
Fotos :
http://www.midiaindependente.org/eo/blue/2008/04/417763.shtml

--------------------------------------------------------------------------------------------
Obs:Essa aldeia já tem recebido a visita de escolas, onde as crianças aprendem com os indios sobre sua cultura e preservação do meio ambiente.A primeira escola a visitar o local e a levar doações foi uma escola de são gonçalo.

Contato para marca visitas : Urutau (21)95047517

Anônimo disse...

Fotos da aldeia:
http://www.midiaindependente.org/eo/blue/2008/04/417763.shtml

Anônimo disse...

É com muita satisfação e emoção que encontramos uma escola em Niterói preocupada com a questão indígena.
Faço parte do CCOB, Conselho Comunitário da Orla da Baia de Niterói. Entramos com uma ação na Justiça Federal e conseguimos através de uma liminar, impedir a construção e centenas de prédios na orla da Lagoa de Itaipú, autorizadas pela Prefeitura e CÂmara de Vereadores de Niterói. Os prédios serima construídos inclusive sobre a área dos sambaquis.
Os indios Guaranis, desde o início das manifestações, a cerca de 6 anos, vem participando ativamente dos esforços visando salvar os sambaquis, que consideram terra sagrada, em função dos cemitérios onde estão sepultados seus ancestrais.
Realizaremos uma Audiência Pública na CÂmara de Vereadores de Niterói, em opoio a permanência da nova aldeia no local e seria importante se a escola se mobilizasse e comparecesse a Camara, em apoio aos índios, que estão sendo sériamente discriminados por grande parte dos moradores de Camboinhas, incentivados pela sua associação de Moradores (SOPRECAN).
Os indígenas nos afirmaram que não sairão do local, nem com força policial e que se preciso seus ossos farão compania a de seus ancestrais.
Saudações,

Carlos Augusto Valdetaro da Cunha
Diretor de Comunicação do CCOB

EMAIL: ccob.nit@gmail.com