quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Adaptação na Pré-escola

As aulas de Informática Educativa só terão início na próxima semana.
Sem dúvida, para qualquer profissional de educação a primeira semana da volta ás aulas é sempre curiosa, agitada e cansativa. Num pré-escolar então, nem se fala!
Em nosso caso especificamente, muitos dos pequenos sequer viram um computador, o que dizer então de manuseá-lo!
Já tive um caso de uma aluna que aos 3 anos, sentou empolgadíssima frente ao micro, mas ao ouvir um ruído estrondoso de um programa desandou a chorar de susto! Felizmente agora ela é uma das mais participativas, mas ficou relutante em participar por umas duas aulas.
Como em qualquer situação na escola, nas aulas de informática educativa precisamos criar um ambiente descontraído e deixá-los o mais a vontade possível.
Geralmente, eles já chegam ansiosos para "futucar" e apertar todos os botões, mas sempre é bom um pouco de cautela.
Com os bem pequenos, além de atividades específicas com GCompris e outros softwares que veremos adiante, gosto muito de iniciar o contato utilizando um programinha chamado BebeB, que você pode baixar AQUI
Outras atividades importantes são:

  • Montar um mural com regras de uso do computador e da sala em conjunto com as crianças
  • Divulgar junto aos pais e demais professores as atividades iniciais, para que estes participem também, pois este BLOG é de todos
  • Organizar dentro da sala, sempre com a participação e iniciativa das crianças, espaços com atividades alternativas: massinha, blocos lógicos, brinquedoteca. Nossa meta para 2008 é montar uma GIBITECA - os pais que puderem colaborar enviando Gibis poderão fazê-lo a partir de 2ª feira (18/02)
  • Confeccionar Crachás de identificação de cada aluno, conforme a excelente sugestão da colega Cybele que disponibilizou simpáticos modelos.
  • Com estes crachás, as crianças desenvolverão seu primeiro vínculo com as atividades da informática e participarão de uma atividade lúdica e prazerosa inicial.


Todos os trabalhos confeccionados serão postados aqui neste BLOG - espero que gostem e participem!!

Fontes: http://jacirinha.blogspot.com
http://www.cybelemeyer.blogspot.com/

Nenhum comentário: