quinta-feira, 12 de abril de 2007

Os Sentidos e O Computador

Quando pensamos em trabalhar o tema "os sentidos" numa perspectiva construtivista procuramos oferecer atividades que favoreçam a experimentação e possibilitem aos pequenos vivenciar e perceber a importância de seu próprio corpo. Mas, como aproveitar essa experiência na frente de um computador?


  • Fizemos um joguinho muito divertido: inicialmente, procuramos descobrir quais os sentidos utilizados ao trabalhar com o micro. Paladar e olfato ficaram um pouco de lado, (ninguém estava á fim de lamber o mouse... nem cheirar o teclado!)

  • Através do programa Childsplay - onde temos uma série de atividades de discriminação auditiva, tivemos muitas brincadeiras divertidas, que levaram nossos amiguinhos a perceber a importância da cooperação e do trabalho em equipe, além de refletirem sobre as dificuldades dos portadores de deficiências e valorizar como eles a capacidade de concentração para superar dificuldades.

  • Sorteamos para cada grupo um dos três sentidos: TATO. AUDIÇÃO e VISÃO; o aluno que foi sorteado com a visão, teve os olhos vendados, com a audição, os ouvidos, e com o tato, teve as mãos amarradas para trás. O desafio foi cada um deles, com a ajuda do outro concluir uma fase do jogo! Foi uma ótima e divertida experiência.

Um comentário:

Lilian disse...

Oi Jenny,
legal esse blog!
vou indicar, sempre tem gente me perguntando sobre materiais ligados à educação infantil!
abços
Lilian